INTERNET DEDICADA


 

O QUE UMA INTERNET DEDICADA PODE FAZER POR SUA EMPRESA?

O cenário mais comum em empresas de diferentes tamanhos é a utilização de combos concedidos por provedores de internet, que são caracterizados por oferecerem serviços de internet compartilhada que, para quem só pensa em custo, valem mais a pena — o famoso “barato que sai caro”. O serviço oferecido por estes provedores de internet apesar de possuírem um custo mais baixo, apresentam várias desvantagens quando comparadas com serviços de internet dedicada, como, por exemplo, a instabilidade do sinal. Então, para sanar algumas dúvidas a respeito desse assunto, neste artigo explicaremos o que um link de internet dedicada pode fazer por sua empresa.

ESTABILIDADE

Como o exemplo principal das desvantagens de um link de internet compartilhada foi a instabilidade, nada mais justo do que começar falando a respeito da estabilidade de uma rede dedicada. Imagine uma estrada, de mão dupla e pista única em cada direção e com diversos semáforos e cruzamento. Nesta estrada, trafegam caminhões e ônibus (de tamanhos variados), além dos carros domésticos. Em uma situação como esta, o tráfego pode ser interrompido a qualquer momento, sem aviso prévio.

Seja um acidente, um semáforo com defeito ou um asfalto com vários buracos, trafegar nesta estrada é uma aventura e a certeza de que será necessária muita paciência para se chegar ao destino, certo? Este é o caso da internet compartilhada. Os caminhões e ônibus podem ser comparados a usuários que consomem uma grande quantidade da banda do link de internet, causando lentidões. Os semáforos em excesso ou com defeito, os acidentes e os desvios em pistas com defeitos obrigam o tráfego a parar e representam as quedas de link, muito comuns na internet compartilhada.

Agora, imagine uma estrada que só você tem permissão de trafegar, sem nenhum tipo de semáforo, com um asfalto sem defeitos, nenhum cruzamento, e que não te obriga a parar de uma hora para outra, sem aviso prévio. É o ideal, certo? Este é o cenário da internet dedicada. Com este serviço, a banda do link de internet é usada somente por você ou sua empresa, aumentando a velocidade de transmissão dos dados e diminuindo, drasticamente, as chances de queda do link, uma vez que ele não sofrerá com sobrecargas, tão comum na internet compartilhada.

VELOCIDADE GARANTIDA

Outra situação comum de uma internet compartilhada é pagar por determinada velocidade e receber outra. Segundo a regulamentação da Anatel, os servidores de internet compartilhada devem garantir somente 30% da velocidade contratada para que seja considerado um serviço de qualidade. Ou seja, você paga por uma conexão de internet com velocidade de 100 Mbps, mas recebe somente 30 Mbps, podendo haver variações em situações de pico.

Além disso, existe uma drástica diferença nas velocidades de download e upload. Para piorar as coisas, na internet compartilhada a taxa de velocidade de upload representa apenas 10% da velocidade de download. Neste mesmo exemplo acima, se sua empresa contratou uma velocidade de 100Mbps, receberá 30Mbps para download e irrisórios 3Mpbs de Upload — isso pode fazer toda diferença no momento de subir um arquivo para a nuvem por exemplo.
Com o serviço de link dedicado, esse tipo de situação não existe. Se você paga por uma conexão de internet com velocidade de 100 Mbps, você terá 100 Mbps para usar sempre, sem se preocupar com picos de acesso e com velocidades iguais para realização de downloads e uploads, já que o link é exclusivo seu ou da sua empresa.

CUSTO-BENEFÍCIO

Os benefícios de uma internet dedicada são claros, mas a maioria das empresas acaba optando pelo serviço mais barato. O que às vezes eles não entendem é que, apesar de ter um custo mais caro do que a internet compartilhada, ao compararmos a velocidade garantida de ambos os tipos de serviços, teremos que os preços são bem equivalentes. Isso quer dizer que, o valor que você pagaria por uma internet dedicada de 30 Mbps é bem próximo do valor que seria pago por uma internet compartilhada de 100 Mbps, que também oferece 30 Mbps para o contratante.

Tente sempre realizar um exercício de quanto sua empresa poderia deixar de faturar caso seu link de internet compartilhada sofresse constantes quedas, ou constantes oscilações de velocidade. Será que vale a pena arriscar?

É fácil concluir, então, que o investimento necessário para um link dedicado que, para as pessoas que não leram este post ainda, não é interessante, na verdade trará muito mais benefícios e possibilidades de maiores resultados para sua empresa do que o contrário. Podemos classificar este caso como um “quase caro que sai barato”.


CONTATO

98 3653-2523
98 3653-2925
contato@sivnet.com.br

Sivnet Telecomunicações LTDA
Av. Castelo Branco, 3191 - Centro
Santa Inês - MA
Tel: (98) 3653-2523
e-mail: sivnet@sivnet.com.br